Aprendendo a aprender

Nesse primeiro post irei te mostrar como aprendo e onde aprender!


Olá,

Seja bem vindo a primeira publicação desta newsletter! Exclusiva para todos que se inscreveram nesse primeiro dia de inscrições! Espero que goste desta experiência! Caso tenha alguma sugestão de melhoria pode me mandar uma mensagem através deste botão:

Leave a comment


Conteúdo

Aprender sem dúvida faz parte da rotina de todos nós desenvolvedores e desenvolvedoras, são muitos conhecimentos e conceitos que até mesmo parecem surgir da noite para o dia, e o principal problema é como aprender da melhor forma possível tudo isso!

Faz mais ou menos dois anos que estou na programação, acabei passando por muitas situações que exigiram tomadas de decisões relacionadas a estudo e também já me senti muito perdido! A programação quando começamos parece ser algo difícil de entender, ficamos pensando que seremos em pouco tempo capazes de fazer tudo mas aos poucos que vamos entendendo as possibilidades começam a ser filtradas. Eu mesmo já passei pelo universo da eletrônica, da automação, do back-end, front-end e mobile, e entendi um ritmo que eu acabo seguindo para aprender e entender os conteúdos!

Muitas pessoas falam que eu aprendo rápido e talvez seja culpa da minha idade mas com essa percepção que pude anotar meu hábito e passar isso gratuitamente para vocês! Então vamos lá!

Quando você busca entender sobre um determinado assunto a primeira coisa que busca é uma referência no assunto, alguém que possa te conferir um conhecimento seguro mas na maioria das vezes gratuito pois você não conhece muito sobre ele e buscar algo gratuito é a melhor forma de saber se isso realmente vale a pena ser estudado! Esse é o primeiro ponto que destaco para aprender algo novo, pesquise conteúdos gratuitos sobre ele para entender mais sobre o que é antes de buscar um conteúdo pago! Já ocorreu comigo e com muitas pessoas que não conheciam o assunto e cegamente tinha um custo desnecessário. (Mas lembre de buscar opiniões diferentes pois as vezes acabamos se decepcionando com algo por uma opinião mas na verdade não era daquela forma que vimos)

Depois de saber sobre o assunto, a exemplo, desenvolvimento web chegou a hora de buscar um conteúdo pago! O porque disso é a forma como o ensino pago é estruturado, nele você possui uma trilha estruturada, normalmente para ir de algo básico até algo mais avançado sem precisar você mesmo criar essa trilha, correndo risco de faltar algo importante já que não tem tanto conhecimento sobre o conteúdo quanto um professor.

Fazendo além!

Mas… tenho que te dar uma notícia, só fazer as aulas não irá te tornar bom no conteúdo, você precisa ir além! Fazer coisas que os professores não podem fazer por você! Para mostrar argumentos sobre isso estou me baseando no livro o Poder do Hábito que mostra como nosso cérebro consegue fazer com que coisas virem hábitos e assim entender e conseguir criar os próprios!

O primeiro passo para conseguir aprender algo de verdade é criar uma rotina, ou seja todo dia fazer uma aula , e uma prática, precisa gerar em seu cérebro um novo hábito para que assim você consiga todo dia se manter atualizado!

O segundo passo é a prática! Ver só as aulas sem tentar replicar o que foi aprendido em um projeto é um erro grave e que pode ser uma bela perda de tempo! O nosso cérebro precisa de estímulos para fixar os aprendizados, eu notei isso durante meu primeiro contato com a tecnologia nodeJS , nos primeiros dias de aprendizado eu tinha que rever as aulas várias vezes para criar um pequeno servidor só com um hello word, depois que eu comecei a pôr em prática de várias formas diferentes aquele aprendizado se tornou muito simples e automático! Esse acontece porque de tanto praticar aquele conteúdo virou como se fosse uma breve rotina, seu cérebro não tem mais o esforço de memorizar, economizando esse esforço para outra atividade como aprender a usar banco de dados, e é basicamente assim que nós, seres humanos, conseguimos aprender e guardar tanto conhecimento, aliás, você lembra qual sapato calçou primeiro hoje ? Bom.. isso tudo é culpa do hábito 😉

Porém a prática não é a única forma de fixar o conhecimento :

A forma que mais gosto de utilizar para fixar meus aprendizados é ensinar a outras pessoas! Além de ser o método mais eficiente de aprender pé uma forma de ajudar outras pessoas que não conhecem sobre o tema a dar os primeiros passos! Eu mesmo faço isso de diversas formas, seja em texto , como estou fazendo agora, até mesmo por vídeo através do meu canal do youtube, você pode acessar por este link : https://linktr.ee/marcoshenrique.dev

BÔNUS - O bônus de hoje é mais uma dica de aprendizado, temos as vezes o costume de ver a aula sem fazer nenhuma anotação, o que é péssimo em questão de produtividade! Para resolver isso pegue seu caderninho e anote os conceitos mais importantes das aulas para evitar ter que revê-las várias e várias vezes! 😀

Bom esse foi o conteúdo de hoje! Espero que tenha gostado, caso conheça algum amigo que também adore tecnologia não se esqueça de compartilhar :


Links úteis #AD

Essa sessão é voltada para compartilhar conteúdos e cursos para você evoluir na carreira e ainda ajudar para que essa newsletter continue compartilhando conhecimento!